Pateo do Collegio
Em meio a tantos prédios e comércios, está localizado no centro o Pateo do Collegio, berço do que se tornou uma das maiores metrópoles do mundo. Local onde nasceu São Paulo, foi a partir de uma pequena cabana de pau a pique onde se reuniam 13 jesuítas, entre eles José de Alencar e o padre Manoel da Nobrega com a finalidade de catequizar os índios.
(Cabana de pau a pique onde era catequizados os índios)
Na época, se situava no alto de uma colina cercado pelos rios Tamanduateí e Anhangabaú, era conhecido como Vila São Paulo de Piratininga.
(Vila de São Paulo em torno do Patio do Colégio)
A cerimonia da fundação de São Paulo ocorreu no dia 25 de janeiro de 1554. Esta data é também o dia da conversão do apostolo Paulo, o que deu origem ao nome da cidade. Em 1556, a casa foi ampliada e tornou-se o colégio dos jesuítas. Por ordem do Marquês de Pombal, houve a expulsão dos religiosos em 1759 e tornou-se o Palácio dos Governadores entre os anos de 1765 e 1908.
(Pateo do Collegio)
Atualmente o local acomoda atividades culturais, além de ter um museu composto por sete salas que expõem objetos indígenas, coleção de arte sacra, uma pinacoteca, artigos e pertences do Padre Anchieta e muito mais.
(Museu do Pateo do Collegio)
Sendo um dos principais símbolos da história paulista, o local ainda conserva a paisagem do estilo português arcaico.
(Pateo do Collegio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário