sábado, 9 de julho de 2016

História e Geografia - Lendas Urbanas: Edifício Joelma

Lendas Urbanas 

Edifício Joelma


   Era um dia comum, como qualquer outro. No dia 1 de fevereiro de 1974, no bairro Bela Vista, São Paulo. As pessoas estavam a caminho de suas escolas e trabalho, quando um prédio conhecido como Edifício Joelma, chama a atenção por sair uma fumaça preta do local. 

edificio-joelma2
(Edifício Joelma- 1 de fevereiro 1974)

   Um simples curto-circuito no ar condicionado comprometeu a vida de muitas pessoas. No prédio existia muita madeira, tecidos das cortinas e papéis, que fez com que o fogo se propagasse cada vez mais. Não demorou para que os bombeiros chegassem e tentassem cessar o fogo. Cento e oitenta pessoas morreram e trezentas ficaram feridas. Especificamente treze dessas pessoas foram encontradas dentro do elevador, amontoadas e totalmente carbonizadas, ficaram conhecidas como as treze almas do Joelma. 

(Edifício Joelma em chamas- 1974)

    Frequentemente, policiais da região são chamados por denuncia de gritos muito altos, mas nada é encontrado. O proprietário mudou o nome do prédio para Edifício da Bandeira com o intuito de amenizar as más impressões do prédio, mas sem sucesso. Essa terrível catástrofe nunca sairá da memória dos contadores de lendas.  


(Edifício da Bandeira, atualmente) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário